domingo, 17 de agosto de 2014

"gay? meu filho não!"

Adolescentes. Particularmente temos nossas ideias pré formadas sobre o que são, o que esperam. E afirmam que são rebeldes, querem sair sábado a noite ou aproveitar na noite de sexta feira na casa da namorada... ou em algum motel da cidade. Recentemente conheci um adolescente (15 anos!) que não tem essas características, e é colocado como um problema para os familiares, mais ainda por terem desconfiança dele ser homossexual. Ele nunca levou uma namorada para casa, não fala de garotas, diz que tem nojo de beijo na boca, "tem trajetos" gay, tem amigos gays, não sai com os amigos no final de semana, não bebe e quando era criança gostava de usar objetos da mãe (roupas e sapatos). Todas essas afirmações são colocadas por familiares!!! 

Sim, meu queridos leitores, o menino é colocado como "estranho" por toda família por apresentar características que só pertencem a ele (e ninguém sabe de fato se é verdade!), todavia, a família inteira apresentam argumentos homofóbicos para tentar identificar qual o problema do garoto. Enquanto todos pensam na sexualidade dele, ou mais ainda, em ele ser gay, eu penso na adolescência desse garoto e no sofrimento psicológico que deve existir. Ele não tem bom relacionamento com o pai, praticamente eles não se falam, a relação família não me parece a mais confortável e ele não me parece ter amigos para conforta-lo.

Imagino o quanto seja difícil ter um adolescente gay na família, não pelo fato em si, mas pela pressão social que existe em todos os lugares. Entretanto, fico assustada como as pessoas tratam gays ou lésbicas ou sentem medo só de pensar que seu parente pode ser "desse grupo". Honestamente: o ser humano me assusta!

(Falam que o garoto é gay, todavia, esquecem as outras milhões de possibilidades da sexualidade humano...)

14 comentários:

  1. Caso para se dizer:
    Preso por ter cão, e preso por não ter.
    É muito fácil colocar rótulos aos outros, tentando por vezes desviar as atenções das nossas próprias frustrações.
    Apontar o dedo sempre foi mais cómodo, que olhar ao espelho.
    Já não tenho paciência para falsos moralistas, e para pessoas egocêntricas, que passam a vida a dizer que aceitam tudo e todos, no entanto, vangloriam-se, a cilindrar o seu semelhante.
    Tratem-se!

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho um sobrinho q foi execrado pela família ao se assumir...triste isso...

    ResponderExcluir
  3. Namaste!
    A hipocrisia,o desrespeito e a falta de amor
    reinam entre os seres humanos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Boa noite,
    ....além de moralista,dissimulada e hipócrita , muitos que compõe a sociedade não tem direção, se move conforme as conveniências, se esquecendo que toda pessoa é capaz de exercer todos os papéis sociais... da mesma maneira são os homossexuais, que devido a tabus, ficam cerceados e, muitas vezes, tolhidos de assumir a diversidade de orientação sexual...o preconceito é grande ainda, e pior quando começa dentro da própria casa, que normalmente acontecem porque os pais têm dificuldades de aceitação, que lhes foram internalizados pela sociedade, desde que nasceram, acreditando que não é um dado natural...
    Obrigado pela visita, bela semana,abraços!

    ResponderExcluir
  5. E olha como é a vida... de certa forma, eu poderia ter sido esse garoto, eu sempre fui mais na minha, meio fechado, meio quieto... Mas tive a chance de ter uma família super bacana, que souberam respeitar meu tempo e minhas dúvidas, a pressão como você bem falou existiu, mas talvez tenha sido muito mais da minha parte mesmo.

    Hoje, eu não sou exatamente assumido, mas minha família sabe e isso não é uma questão, ainda não tive "aquela conversa com meu pai", mas não acredito que tenhamos maiores questões. Sei que ele terá preocupações, com a hipocrisia das pessoas, preconceito e tudo mais... mas penso que será tranquilo.

    Tomara que esse garoto encontre bons amigos, para apoiá-lo e principalmente com quem ele se sinta a vontade, seja lá qual for "a dele". :-)

    Deixo um abraço para ele e para você! :)

    ResponderExcluir
  6. "Falam que o garoto é gay, todavia, esquecem as outras milhões de possibilidades da sexualidade humano..."
    ^ Com essa frase, você zerou a vida. Sério. Eu estou, neste momento, apaixonada por você, sem saber seu nome, sexo ou rosto.
    E não estou brincando.

    Quanto ao resto do post,
    "o menino é colocado como "estranho" por toda família por apresentar características que só pertencem a ele "
    Eu fui uma adolescente assim. Hoje em dia, mudei completamente, mas no fundo continuo sendo exatamente a mesma adolescente assustada que se vestia de menino. Eu sofri bullying pra caralho. Hoje em dia isso é passado e tal, não vou ficar aqui escrevendo altos textos sobre isso, mas tipo, era uma merda, entende? Jogavam pedras em mim e me trancavam no banheiro masculino. Ah, sei lá, não vou encher seu saco, qualquer dia escrevo um post sobre isso.
    Diz pra esse colega aí que NÃO VAI ficar tudo bem. E essa é a melhor coisa que pode acontecer com ele. Pq quando você aprende a usar isso a seu favor, o resto só para de importar, sabe?
    Deu pra entender alguma coisa do que eu disse? kk

    ResponderExcluir
  7. Triste mesmo, é cômodo e simples para as pessoas dizerem que não têm preconceito com os gays quando observam a situação de longe. Basta um sinal suspeito em sua casa para que a hipocrisia "saia do armário".

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde, cá estou para agradecer, retribuir e conhecer seu espaço. Sua visitinha me deixou imensamente feliz viu...Infelizmente a sociedade ainda é muito Hipócrita, Julgadora e Egoísta. Cada um tem que se adequar ao seu padrão, a vida que escolheu e ponto, Ninguém sabe exatamente de que forma é determinada a orientação sexual humana, e precisamos entender isso de uma vez por todas. Não estou te seguindo porque não vi como fazer isso.
    Beijos com carinho
    Marilene
    Marilene Folhas Flores e Sutilezas

    ResponderExcluir
  9. Se tem nojo do beijo na boca, recusa o contacto com outros, de forma geral. É que os gays também dão beijos na boca...

    ResponderExcluir
  10. Felizmente nunca tive problemas com minha sexualidade seja no contexto familiar, nocircuito dos amigos ou no contexto profissional ... desde o momento em q me resolvi comigo mesmo e me assumi só encontre apoio e compreensão ... mas sei bem q isto não é regra geral ... a hipocrisia ainda impera ...

    ResponderExcluir
  11. Eu imagino como deve ser difícil, apesar de toda a "tolerânvcia" é sempre mais fácil tolerar quando é o vizinho né?

    ResponderExcluir
  12. As pessoas só são tolerantes e liberais da boca pra fora. A televisão é distante e os movimentos romantizam demais. Nunca funciona assim quando acontece muito perto. E isso não se trata só de sexualidade. Se trata de pessoas diferentes também. As pessoas diferentes de hoje em dia nasceram na pior época possível: porque vivemos em um tempo no qual ser diferente é valorizado e "legal", mas isso é só uma imagem.
    Tenta ser diferente de verdade. Além de sofrer por ser diferente em si, você vai sofrer pela hipocrisia dos outros. É uma merda mesmo.

    ResponderExcluir
  13. A vida em sociedade nos impões rótulos o tempo todo, nos obrigas a viver dentro de padrões estabelecidos desde quando nascemos, e essa mesma sociedade esquece do quão diverso e relativo é o comportamento humano. Infelizmente o homem vive nos extremos do binário - hetero ou gay, homem ou mulher, másculo ou frágil e por ao vai. O que se esquece, é que há uma infinidade de nuances que a sexualidade humana expressa.

    ResponderExcluir
  14. Adolescência é um período muito complicado. Pior ainda se a família cisma com uma ou outra coisa a respeito do adolescente. O problema é que quem mais diz se preocupar, raramente tem a iniciativa de chegar e conversar, ouvir o que está passando pela cabeça deles. E passa muita coisa na cabeça de um adolescente!
    Pode não ser sobre a sexualidade, pode não ser sobre a família, pode não ser sobre nada disso e pode ser tudo isso e mais um pouco.
    Se gay ou não, o que importa? A prioridade deveria ser o bem estar e o ambiente saudável para a construção do caráter dele no futuro.
    Triste demais essas coisas... =/

    ResponderExcluir