sábado, 4 de outubro de 2014

aborto

Poderia ser eu, naquela vez que aliviada comemorei a vinda da menstruação. Poderia ser eu se não tivesse recurso de ter tomado, uma vez na vida, a pílula do dia seguinte. Poderia ser eu, caso a camisinha furasse. Poderia ser eu, caso a pílula anticoncepcional falhasse. Poderia ser eu, mulher adulta que trepo. Que ando pelas ruas insegura. Eu, que vivo num país em que o aborto é proibido e criminalizado. Penso que poderia ser eu quando leio notícias sobre a prisão de mulheres. Penso que poderia ser eu e sinto pela morte de Jandiras e Elizangelas. Eu só tive um pouco mais de acesso à informação e aos contraceptivos. Eu só tive um pouco mais de sorte de que eles não falhassem.

*Aborto legal, seguro e gratuito não é apenas direito das mulheres, homens trans e pessoas não binárias com útero também podem engravidar. A reivindicação é para todas essas pessoas. E nem todas as mulheres podem engravidar e tem útero.

Obs: trecho do texto "Não salva feto. Mata mulheres" retirado do blog Ativismo de Sofá.

21 comentários:

  1. Aplausos e mais aplausos para vc ... Foi direto no ponto ... Mas vivemos em um país e em uma sociedade hipócrita e reacionária, dominada por valores arcaicos e dogmas religiosos ... Mas ainda tenho esperança de dias melhores ... Amanhã é um dia q se tivermos consciência e responsabilidade alguma coisa poderá ser feita ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Namaste.
    Pensei que quando uma mulher assumisse o comando
    desse país o aborto seria abordado por outra visão, mas...
    A luta continua pelas Jandiras, Elisangelas e tantas outras.
    Um sábado com uma noite cheia de sol.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa tarde,... é um assunto complexo e delicado. Mas, parabéns à Moçambique , pioneira no reconhecimento do direito ao aborto como um direito humano...o fato é que não há total acessibilidade, igual à todas, à uma educação sexual , atendimento médico, acompanhamento familiar e psicológico... e o que seria legal, seguro e gratuito ,sem acesso a informação ou atendimento médico de qualidade, acabam fazendo de forma clandestina, arriscando gravemente as vidas...
    Obrigado pelo carinho, belo final de semana,beijos!

    ResponderExcluir
  4. Clap, clap, clap!!!
    Concordo em gênero, número e grau! Post endossado e aplaudido!!!
    O fueda é viver num país tão engessado de consciência, nzé?!?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com sua opinião!
    Mulheres morrem todos os dias ao procurar clínicas clandestinas de aborto.. se ele fosse legalizado, muitas vidas poderiam ter sido salvas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que deveria ser legalizado, desde que as mulheres pudessem ter um atendimento completo, que sua decisão seja mantida, claro. Mas que seu caso possa ser avaliado, que ela possa ser ouvida. Que a mulher tenha realmente o poder de escolha consciente sobre sua decisão.

    Muito interessante sua abordagem.

    coracaoaflordapele.blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando eu tinha 16 anos,uma colega da escola morreu em decorrência de um aborto,aquilo me marcou muito! Não levanto bandeiras e não julgo quem fez,faz ou deixa de fazer, só que cada vez mais mulheres vão morrer se não resolverem esse assunto de uma vez por todas....

    ResponderExcluir
  9. Bacana o texto....
    Realmente tudo é questão de sorte.
    Beijon!

    ResponderExcluir
  10. Acho que muita coisa é uma questão de sorte.
    teoricamente, sou a favor da legalização do aborto, mas acho que em um pais como o Brasil iria acabar virando uma verdadeira bagunça. Iria-se abrir mão dos contraceptivos porque "abortar é mais fácil" (essa não é minha opinião, ok, só um exemplo rs), no final, acabamos caindo no mesmo problema, com ou sem aborto legalizado: falta de educação. Mas existem casos e casos, então, a princípio, ainda sou a favor.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ! Cada um tem que ter o direito de decidir sobre o próprio corpo !

    Bjo !

    ResponderExcluir
  12. Admiro você por ter tido a coragem de tocar em um assunto tão "tabu" (afinal para muitas pessoas esse ainda é, sim, um assunto tal) e por mais ainda, ter dado a sua posição sobre. Sou a favor, concordo com você e achei um texto incrível.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bolhinha!

    Saudades de você! Ainda estou te devendo a história do meu esqueleto "psicológico", né!? Nâo esqueci não kkk

    Bom, não há nem o que se comentar no teu post... Perfeito!
    Como eu sempre digo, não posso acreditar que ninguém seja a favor do aborto, mas isso tem que ser visto como uma questão de saúde pública!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Cara, é estranho falar de aborto, pra mim. Eu sinto como se estivesse tocando em um assunto que não me diz respeito algum. È claro que se uma mulher abortar um filho meu, eu tenho parte na coisa, mas sei lá, o corpo não é meu, sabe, eu sou bem feminista nesse aspecto. rs Uma vez eu falei disso, e a pessoa disse que eu precisava ser mas macho. haha.
    Não penso muito sobre o assunto, mas acho que sou a favor, sim. Na verdade, me parece que eu não tenho o direito de ser contra.

    ResponderExcluir
  15. assim, eu sou da opinião de que as pessoas não deveriam tratar esse assunto como se fosse "alguém que errou e tem que pagar por isso". porque é assim que os outros agem. transou e não se cuidou, tem que levar a gravidez adiante. não. esse tipo de coisa só diz respeito a quem está concebendo. quer ter o filho, ok. não quer, faça o que em entender porque o corpo te pertence. é muita bobagem criminalizar o aborto.

    ResponderExcluir
  16. Bolhinha!

    Você anda sumido, espero que tudo esteja bem contigo!
    Grande abraço.

    Léo

    ResponderExcluir
  17. Puts, que tema difícil! Eu acho que deveria ser legalizado. Se for para fazer, que seja feito com prudência e sem riscos, antes perder uma vida do que duas.

    Beijos e muito contundente o texto.

    ResponderExcluir
  18. Palmas ao políticos do nosso vizinho Uruguay. Após a legalização do aborto por lá o número do mesmo diminui. Infelizmente morrem e morreram mais mulheres pobres, as ricas podem ir a clínicas com todo sigilo que o dinheiro pode pagar e ter acesso aos melhores tratamentos. É mais do que provado que por a+b até a 12º semana de gestação o feto não passa de células sem um sistema nervoso. Os mesmos defensores do feto, se contradizem ao serem a favor da pena de morte. Já que sob outras óticas não se discute o aborto poderiam se ater ao custo para SUS do tratamento decorrente dos mais de um milhão de aborto clandestinos que acontecem todos os anos no Brasil. É uma questão de saúde pública, não se religião x ou y é contra. Legal ou não acontece, o mesmo vale para a maconha.

    ResponderExcluir
  19. Esse tema é tão delicado... penso q deveria ser legalizado para ajudar a salvar vidas... e penso tbm que junto com isso deveria haver um programa mais extenso para ajudar a combater a gravidez irresponsavel..

    ResponderExcluir